sábado, 2 de maio de 2009

Meus Compositores Favoritos 1

A Nobreza de Cartola

Acontece que sou músico, faço músicas, e principalmente, amo a arte das musas.

Então, para abrir a lista dos meus compositores favoritos, escolhi Mestre Cartola.

Nada de biografias, apenas quero tornar visíveis, artistas que me marcaram profundamente.

Angenor de Oliveira, que era seu nome na certidão, com sua alminha delicada, derramada em poesias e melodias impressionantemente ricas, ocupa um lugar permanente nesse meu coração 100% musical.


Contarei tres fatos da vida do mestre.

> Nos anos 40, Cartola desapareceu do mapa. Ninguem sabia dele, e chegou a ser dado como morto.

Foi o jornalista Stanislaw Ponte Preta, que em 1956 o reconheceu um dia lavando automóveis na rua, arranjou um emprego pra ele, e o trouxe de volta ao cenárrio musical.

> Foi ele quem escolheu as cores verde e rosa da Mangueira.

> Certa vez quando numa roda um fã mais apaixonado disse “ Cartola você é imortal”, o mestre sem pestanejar mandou de primeira “É claro que sou imortal, eu não tenho onde cair morto !..”

Sem maiores detalhes explicativos, por intuição pura e simples, considero Cartola e Mahatma Gandhi, gêmeos espirituais.

_____________

Três canções que exalam o perfume desse genial compositor, que meus ouvidos nunca deixam de reverenciar .

1. Acontece ( Cartola )

http://www.youtube.com/watch?v=b016fVwceWg

2. O Mundo é um moinho ( Cartola )
Com um depoimento emocionante de Herminio Bello de Carvalho, no final

http://www.youtube.com/watch?v=L8U1Y9PBfig&feature=related


3. Alvorada no morro

( Cartola-Carlos Cachaça-Herminio Bello de Carvalho )


http://www.youtube.com/watch?v=lEHA2F5cmok&feature=related


nn

4 comentários:

  1. Oi Pessoal !
    Tenho recebido e-mails de amigo@s dizendo que não conseguem postar seus comentários.
    O que eu recomendo é o seguinte :

    1. Depois de escrever, clique na janelinha "comentar como:" verifique as opções, e em último caso, escolha postar como "anônimo".
    2. Clique em "postar comentário".
    3. Se aparecer um quadro com verificação de palavras, é só copiar.
    4. Se voltar clique de novo em "postar comentário".

    Esses procedimentos tem dado certo.

    Beijo fraterno do Castello.

    ResponderExcluir
  2. Castello, não sabia que Cartola tinha desaparecido durante esse tempo. Nossa, impressionante! E essas canções, que estão entre as mais belas da música brasileira, ele compôs quando voltou? Se foi isso, que tesouros a gente teria perdido...!
    Abraço fraterno, irmãozinho!

    ResponderExcluir
  3. Luiz,
    Eu gosto muito tambén de Cartola..."belíssimas cançoes"...que já sao inesquesíveis....nossa nao sabia que tinha sumido porum periodo...e que foi que aconteceu com ele nesse período do seu sumiço?...mas que bom que voltou...para nós deliciar...ah! e que grande tambén foi a sua mulher Dona Zica, sempre "trabalhando" firme e incansavelmente por a sua amada escola "Mangueira"...eu conheço esse boom, boom!!...Mangueira estaçao primeira!!

    Ah! e que bela homenagem fez Ney Matogrosso, ao gravar um cd com as músicas de Cartola...Ney com seu estilo único fez interpretaçoes muito lindas!. Eu gostei desse cd, muito bom de fazer mesmo.
    Um beijo fraterno da cor "verde e rosa".
    Vero.

    ResponderExcluir
  4. Heloisa querida, essas canções vieram à mídia, pós-anos 50, portanto perderíamos esses tesouros sim, e mais ; "As rosas não falam, O sol nascerá, Tive sim..."
    Deus abençoe o Stanislaw !

    Véritas Verita,na biografia Cartola – Os Tempos Idos, de Marília Barboza da Silva e Arthur de Oliveira Filho, Cartola conta assim o que aconteceu durante seu misterioso desaparecimento:
    "Andei doente, depois perdi minha mulher (Deolinda – mulher mais velha com quem vivia desde os 17 anos) e acabei me metendo num negócio aí que nem vale a pena comentar. Acabei jogando fora uns seis ou sete anos (...) Larguei tudo por aquela mulher (Donária). Larguei até a música, deixei até de tocar violão".
    Como diria Paulinho da Viola (que Cartola afirmava ser seu sucessor) são "Coisas do mundo minha nêga".
    E Deus abençoe Dona Zica, a quem ele conheceu depois, e que organizou de vez a vida do mestre.

    Meu beijo fraterno em "verde e rosa" nas minhas amadas meninas.

    ResponderExcluir

Aqui é onde voce escreve seu texto no blog.