sexta-feira, 22 de maio de 2009

Dentre as manias que eu tenho...

I.

Manias...

Quem não as tem, por certo não sabe o que está perdendo ...hehe

Tenho várias :

Levantar sempre com o pé direito, idem quando adentro os lugares.

Verificar repetidas vezes, o registro de gás se está fechado, antes de sair de casa.

Ir ao banheiro obsessivamente, como se a simples ida até a esquina fôsse uma viagem em volta do mundo.

Se bem que, segundo os entendidos, quando chega à esse estágio, deixa de ser curtição pra virar Transtorno Obsessivo-Compulsivo ( TOC ). Nada mau, o rei Roberto tá nessa, e rolou um filme maneiráço em torno do assunto. Quem assistiu “Melhor é Impossível “, com um dos meus atores favoritos, Jack Nicholson e a bela Helen Hunt, sabe o que estou dizendo.

Alguns comportamentos são condicionados, com fins educativos ou preventivos e acabam se tranformando em tabús.

É o caso de evitar passar por baixo de escadas para salvaguardar a sorte. E de fato mantemos a sorte de nenhuma lata de tinta cair sôbre a nossa cabeça.

Campanhas educativas de transito, veiculadas na TV, fazem os clássicos do “cine-terror”, parecerem piadas de salão.

Coisas de uma sociedade repressiva, que educa através de ameaças reais ou imaginárias, quando seria bem mais saudável para a nossa saúde psíquica, a afirmação de aspectos positivos relacionados aos referidos temas.

Mas antes que eu comece a juntar repressão com manias, ditados, cacoetes e superstições ( tenho mania de misturar assuntos, hehe), deixem-me finalizar com aquela que considero minha obra-prima ;

Vivo fazendo calculos matemáticos,quase que o tempo inteiro, e o resultado eu associo às cartas do Tarot.

Funciona assim : “Rua Basilio de Brito 67 casa 5”. Eu somo, 6+7+5 = 18 = Lua, que é a carta 18 dos arcanos maiores.

Detalhe : só utilizo os arcanos maiores. Nada escapa das minhas conversões ; número da identidade, CPFs, telefones, placas de automóveis...

Se está difícil encontrar números, eu somo letras : Maria = 5 letras= arcano 5, O Papa.

Nem me perguntem quando isso começou ou porque, e longe está, de ser uma prática esotérica, é mania pura e simples.

II.

Na canção popular, os irmãos Flávio e Celso Cavalcanti, imortalizaram o tema com “Manias”, cuja frase inicial é o título do nosso post.

http://www.youtube.com/watch?v=zaj-B0Jpxg4

E tem a Ritinha Lee com “Mania de você”.

http://www.youtube.com/watch?v=wQjp7i2bAQc

III.

Agora, contem pra mim uma de suas manias.

( Luiz Castello )

7 comentários:

  1. Quem estiver com dificuldades para postar seu comentário, eu recomendo o seguinte:

    1. Depois de escrever, clique na janelinha "comentar como:" verifique as opções, e em último caso, escolha postar como "anônimo".
    2. Clique em "postar comentário".
    3. Se aparecer um quadro com verificação de palavras, é só copiar.
    4. Se voltar clique de novo em "postar comentário".

    Esses procedimentos tem dado certo.

    Beijo fraterno do Castello.

    ResponderExcluir
  2. Adoro manias, tenho porrada delas e não admito serem chamadas de TOC: coisa de "maniento"...
    Essa sua de somar os números é hilária. Sabia que o Caetano tem uma parecida? Ele soma as placas dos carros e tira os noves... Vi, num programa do Jô,ele falando.

    ResponderExcluir
  3. Rosaninha, nessa entrevista do Jô, descobri a OeP e a mania do mano, e me senti aliviado.Eu achava que era birutice minha, ficar somando tudo. Cheguei a escrever um comment pro Caetano, sôbre o assunto, mas o Hermano desaprovou. Acho que era mania dele, viver limando meus textos, hehehe.

    ResponderExcluir
  4. Perdão, não encontrei seu e-mail. Segue o pedido-desafio:

    http://rs337gc.rapidshare.com/files/85443431/Lafayette_apresenta_os_sucessos_vol.1_-_1965.rar

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. e as manias de verificar sobre o gás e ir ao banheiro são bem preventivas!

    também tenho mania de somar números, mas não é tanto e nem chegam ao tarot [que divertido isso.
    quero aprender! haha]
    mas maniiia assim, eu nem tenho.
    talvez de esquecer as que eu podia ter.
    hahaha

    ResponderExcluir
  6. que lindo isso que escreveu aqui do lado sobre minhas Bobagens.
    obrigada!
    ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi Laurinha Reis !
    O tarot é composto de 56 arcanos menores e 22 maiores, que são os usados na minha mania. No caso voce precisa decorar essas 22 cartas maiores, hehe.
    E quando ficar uma escritora famosa, lembre-se dos seus fãs de primeira hora, hehehe.

    ResponderExcluir

Aqui é onde voce escreve seu texto no blog.