sexta-feira, 19 de junho de 2009

The Beatles - O sonho que não quer acabar.


Tudo se falou sôbre eles. Mas muito ainda falta falar sôbre eles.

Em 1965, eu estudava na escola primária Jean Mermoz ( entra burro e sai feroz ), saboreava no recreio, um gostoso arroz com peixe, mas quando a merenda era o impagável mingau de sagú, eu, e a turma em peso, passava batido.

Dona Solange recomendava às nossas mamães que nos levassem ao cinema Cachambi para assistir “A Noviça Rebelde”. E nas carteiras, lia-se dentro de corações desenhados pelas meninas “I Love Paul” “I Love John “. Em casa diante do espelho, eu era o Paul dedilhando minha vassoura mágica, transformada em guitarra.

O Rio de Janeiro era quatrocentão, mas era um broto no meu coração, e eu via pela primeira vez, levado por meu querido pai à quase todos os jogos, o meu time de coração – flamengo – ser campeão do Estado da Guanabara.

Dalva de Oliveira cantava magistralmente a marcha-rancho “Praça Onze “ de João Roberto Kelly. Eu e Dona Maria a tocaríamos na audição de acordeon, da SABE.

Mas o que marcou esse ano que nunca acabou na minha vida, foram eles. Ou melhor, os contos de fada, vibrações, e belíssimas canções, que recebíamos geralmente com atraso, através das ondas hertzianas. Eles que podem não ter mudado o mundo, mas – como disse Caetano – mudaram a cara da gente.

Em 1965 os Beatles realizaram um dos maiores shows da história do século XX.

Pela primeira vez um público presente à uma apresentação de musica popular ultrapassava a marca de 50 mil pessoas. Ninguem sabe precisar o número exato; 60, 75 mil...

Isso foi registrado em super 8, pelo seu empresário-visionário - Brian Epstein - e virou, pra mim, mais um dos filmes dos Beatles, junto com "Help, A Hard Day's Night etc".

Quando vejo e revejo, a performance do fabuloso quarteto, cenas da minha vida retornam e eu me sinto bem. Os Beatles fazem-me sentir feliz.

Selecionei do histórico show no Shea Stadium - U.S.A.

1.Twist and Shout com a apresentação do mestre de cerimônias, Ed Sullivan.

http://www.youtube.com/watch?v=h6TIEkB4_F8&feature=fvw

2. I Feel Fine.

http://www.youtube.com/watch?v=a3j6S8N8bTE&feature=related

3. Help

http://www.youtube.com/watch?v=lJ08TCx3opc&feature=related

4. I‘m Down. Nessa, John Lennon surta no palco.

http://www.youtube.com/watch?v=XfvA6luvdAg&feature=related

( Luiz Castello)

5 comentários:

  1. Quem estiver com dificuldades para postar seu comentário, eu recomendo o seguinte:

    1. Depois de escrever, clique na janelinha "comentar como:" verifique as opções, e em último caso, escolha postar como "anônimo".
    2. Clique em "postar comentário".
    3. Se aparecer um quadro com verificação de palavras, é só copiar.
    4. Se voltar clique de novo em "postar comentário".

    Esses procedimentos tem dado certo.

    Beijo fraterno do Castello.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Luiz,

    Ler seus textos é compartilhar um pedaço de uma época de sonhos, de uma vida. Adorei suas lembranças, realmente Beatles marcou e marcará todas as gerações!

    Abraços!

    Marianne

    ResponderExcluir
  3. Querida Marianne.
    Ter sido criança nos anos 60, e recebido o impacto direto desse conto de fadas que os Beatles protagonizaram em pleno século XX, é um deleite que nem em javanês a gente consegue expressar.
    Castello.

    ResponderExcluir
  4. castelão,
    veja "loki - arnaldo baptista". codiloco...

    e dá uma olhada nisso. coisa linda, rapaz...

    small faces - "lazy sunday"
    http://www.youtube.com/watch?v=yhyEMZkfLMo

    abración,
    GLAUBER

    ResponderExcluir
  5. Querido Glauber.
    O documentário do Arnaldo, já está na minha agenda, com certeza assistirei ainda nesta semana.
    Valeu, bróder.

    ResponderExcluir

Aqui é onde voce escreve seu texto no blog.