sábado, 25 de abril de 2009

O Aniversário de Nascimento Material de Dona Maria


No primeiro momento em que me senti órfão de mãe, olhei no espelho e fiquei procurando traços que ela havia deixado em mim. Os cabelos ondulados, as artérias visíveis no nariz, o desenho da testa, todo esse conjunto serviria para ressuscitá-la no plano físico, através de mim. Tamanho era, o meu doce desatino.

Se encarnada estivesse, Dona Maria estaria completando hoje, 25 de Abril, 89 primaveras ( outonos ).

Prefiro dizer primaveras, a estação das flores, a estação do Meier, do Jardim do Meier, que ela tanto amou em vida física, atraída inicialmente pelas batalhas de confete estreladas por Emilinha, irmãs Batista, Orlando Silva, Marlene...

É bem ali no seio desse belo jardim que , a mais preciosa flor da minha vida dorme seu sono feliz e profundo.

E como falar na ausência da Dona Maria sem que uma rosa se desprenda do coração ?

Mas, eu quero deixar no ar, nessa minha singela declaração de amor, uma página de alegria, que foi a sua tônica dos melhores dias.

Aquele riso sem fronteiras, amplificado, que ultrapassava os quintais e desfilava pelas ruas. Aquela gargalhada brasileira !

Outra referencia sonora que ela grudou nos meus ouvidos para sempre é a voz do acordeon.

Nunca conheci ninguém que amasse tanto um instrumento, como Dona Maria amava seu acordeon !

Tentei colocar no post um vídeo que acabei de fazer, com a canção “Espelho da Divindade” que eu escrevi logo após sua partida, mas a postagem não passa em linha a URL.

Sem problemas. Na barra de video, do lado esquerdo do blog onde tá escrito "A Música dos Peregrinos do Ocidente. Compacto Duplo" num dos quadros, voce pode assistir o video com a canção “Espelho da Divindade”.

Todo disco que eu gravar, ou produzir, terá sempre presente uma intervenção do acordeon da Dona Maria.

Minha mãezinha querida, amor da minha vida, que brilha intensamente dentro de mim.

( Luiz Castello )

11 comentários:

  1. Oi Pessoal !
    Tenho recebido e-mails de amigo@s dizendo que não conseguem postar seus comentários.
    O que eu recomendo é o seguinte :

    1. Depois de escrever, clique na janelinha "comentar como:" verifique as opções, e em último caso, escolha postar como "anônimo".
    2. Clique em "postar comentário".
    3. Se aparecer um quadro com verificação de palavras, é só copiar.

    Esses procedimentos tem dado certo.

    Beijo fraterno do Castello.

    ResponderExcluir
  2. Homenagens às mães sempre são valiosas, às mães que idolatramos porque são mais que mães, mais lindo ainda.

    ResponderExcluir
  3. Luiz, o blogspot fornece uma opção de comentários mais acessível que esta sua aqui. No meu blog é mais tranquilo. É só mudar lá, pois muitos não gostam de comentar como "anônimos"...

    ResponderExcluir
  4. As palavras de amor e carinho em homenagem a sua mãe mostram que você é uma pessoa muito amorosa,sensível e que é capaz de fazer feliz qualquer pessoa com quem convive

    ResponderExcluir
  5. Oi meu querido!
    Certamente, que o maior presente de Dona Maria é ter deixado essa amrca de sensibilidade amor em você!E que bom que você escolhe as melhores lembranças! Coloca o vídeo lá para mim, como você fez com o outro.
    Vou divulgar o link do Armindo.
    Outra coisa, quando tento linkar seu blog pelo meu, entro em outro que não tem nada, o que é isso?
    Quanto ao nosso encontro em 2012, vira essa boca para lá! Me aguarde! beijos

    ResponderExcluir
  6. Anônimo@ ouça...
    Tão boas e carinhosas palavras.
    Gostaria que voce assinasse seu comentário no final, pra que nós soubéssemos quem é esta bela e sensível pessoa.
    __________

    Rosana querida, quando vi no seu blog, a pintura feita por seu Zarico, achei legal o fato de estarmos postando simultaneamente nossos pais.
    Nossa familia de DNA, é de fato uma fortaleza, quando encaramos os desafios da vida.
    ___________

    Margareth minha irmãzinha transbloodline, a minha postagem às vezes linka e outras vezes deslinka URLs, como no caso da musica, e quem poderá saber o por que ? hehe.
    Todavia, darei uma checada na configuração.
    Voce conheceu a Dona Maria e sentiu um pouquinho daquele aura de passarinho...

    Meu beijo fraterno em voces, que alegram e enriquecem minha peregrinação pela bloglife.

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo
    Eu que conheci nossa Dona Maria, tenho exatamente essa imagem em minha cabeça, ou seja, dona Maria vestida literalmente com um acordeon. Que talento. Bonita homenagem grande "Nenem". Vc é o talento que dona Maria nos deixou. Toque a vida, tocando sensibilidade. Um forte abraço p vc e meu amigo Júlio Bororó. E claro, para o meu amigo Nestor, que ganhava todas as partidas de botão, sabe Deus como. Ahahah! Inaldo Bacural

    ResponderExcluir
  8. Bacuralzinho ! querido amigo de infancia !
    Que beleza voce pintar aqui na nossa casa de campo virtual.
    Legal pacas, essa tua imagem da "dona Maria vestida literalmente com um acordeon"(era de fato sua segunda pele).
    Lembra do palito dó-ré-mi ? hehehehe. O tataraneto dele taí do lado esquerdo tocando guitarra, hehehe.
    E o Nestor, como voce disse, só ganhava da gente na mão grande, hehehe.
    Meu abração fraterno, sua presença encheu meu coração de alegria.

    ResponderExcluir
  9. Luiz, li os outros comentários aqui, bacana. E você falando de família, eu também...
    Vim agora sabe por quê? Tão feliz em ler um comentário seu lá no blog de minha pitinha (Clik). Ela é muito criativa sim, e alguém de fora falando me dá mais certeza de que eu não só percebo isso porque sou mãe. Ela é demais! Quando puder e te der vontade, passe no outro blog dela "bobagens importantes", encontrará cada texto tão lindo que dá um coisa na gente. Eu morro de orgulho sim, de pai, de filhas, de família; tal como você.
    Saúde pra nós!
    Abraços e gratidão de mãe da pititinha e filha do Zarico. (Ah, a pititinha fará 20 dia 18 de maio, mas é ainda meu neném...rs)

    ResponderExcluir
  10. Oh!, Luiz,
    Quer dizer de tan "bela e profunda" homenagem a sua amada "Dona María"...estou muito emocionada..você já sabe o que eu a "perdi" a pouco tempo...a minha..."Mami" tambén leva esse mesmo "nome"...que sintetiza o puro Amor...e que é ser de meu ser...alma da minha alma...e que agradeço cada dia. Minha Mami nao tocava nenhum "instrumento musical"...mas só um...o do meu coraçao, como você fez agora em mim. Obrigada.
    Beijo no seu grande coraçao.
    Vero.

    ResponderExcluir
  11. Oi Rosana, comentei suas precisas e preciosas palavras lá no seu blog.

    Véritas Verita Verónica.
    O amor que sentimos por nossas mãezinhas, é identico, por isso a minha Dona Maria é a sua Dona Maria, e vice-versa.
    Meu beijo fraterno

    ResponderExcluir

Aqui é onde voce escreve seu texto no blog.