terça-feira, 23 de março de 2010

A faca de dois legumes.


No princípio, computadores atraiam tanto a minha atenção, quanto a prática sexual dos rinocerontes.

Meu amigo Alexandre – o ser humano mais inteligente que eu conheço – já mexia com a geringonça, em meados dos anos 80, e apesar da admiração que tenho por meu bróder, o fogo prometéico que lambia seus olhos em direção à máquina, não me tocavam.

O tempo passa, e a profissão de músico foi me familiarizando cada vez mais com o aquário luminoso, afinal, nos stúdios de gravação, os rolos ampex começavam a ser substituídos pela fibra ótica.

Comprei o primeiro PC, com a finalidade exclusiva de gravar minhas canções e playbacks. Internet pra mim era coisa de bobalhões, até que um dia, meu querido e genial amigo apareceu lá em casa, sorridente, bonachão como sempre, e com uns disquetes que o caixotão mastigava, enquanto ele me explicava o metabolismo dos programas – antivírus, fotos, Google...

Quando ele mostrou o Google e disse “ É o maior site de busca do mundo. Escreve nesse espaço qualquer coisa que você queira saber e manda pesquisar “, eu cai do cavalo. Daí por diante, quase deixei a música de lado, passava noites e noites, além de sábados e domingos – a net era discada, eu navegava nas horas de impulso único – vasculhando tudo que se possa imaginar, até o furunfar dos rinocerontes... ( risos abafados )

Tenho um acervo de textos, e-books, do tamanho da biblioteca de Alexandria ( o que Aristóteles pensaria se soubesse que eu ando com a biblioteca de Alexandria no bolso da camisa, gravado em DVD ? )

Depois de viver intensamente esta fase de desbunde, descobri o que o filósofo pró-socrático ( o Sócrates jogou no seu Corinthians ) Vicente Matheus já sabia ; a internet é uma faca de dois legumes.

Cito dois exemplos :

A questão do mapa do Brasil amputado nas escolas da USA; existem n sites que confirmam e outros n que desmentem. Eu vi a foto disponível em http://rav.br.tripod.com/amazonia/livro.jpg

Achei grosseira a montagem, e por mais que esse país tenha dirigentes insanos, homologar tamanho disparate, seria uma queimação de filme, desmilinguida e desnecessária.

Na polêmica em torno da vacina h1n1, encontraremos igualmente, argumentos válidos, contra e à favor.

E agora, onde está a resposta exata ?

Apesar de todo o aparato tecnológico disponível no mundo da informação, continuamos como há mil anos atrás, e mil anos à frente; a credibilidade do ser humano é o que conta, no final das contas.

Eu fico com a ambigüidade dos poetas – A resposta está soprando no vento.

“ The answer, my friend, is blowin' in the wind ” ( Bob Dylan )

Luiz Castello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é onde voce escreve seu texto no blog.