sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Dia 28 – Gita Jayanti Aparecimento do Bhagavad-gita

gita_2006.jpg

O Bhagavad-gita, na forma da conversa entre Krishna e Arjuna, foi falado neste dia, aproximadamente 5100 anos atrás.

O Bhagavad-gita, também conhecido como Gitopanishad, é a essência do conhecimento Védico, e um dos mais importantes Upanishads na literatura Védica. Ele contém o conhecimento completo da sabedoria Védica.

O estudo do Gita compreende cinco verdades básicas. Primeiro que tudo, a ciência de Deus, ishvara, é explicada, e, então, se explica a posição constitucional das entidades vivas, as jivas. Há o ishvara, o que significa controlador, e há as jivas, as entidades vivas que são controladas. Também são discutidos prakrti (natureza material), kala (tempo - a duração da existência de todo o universo, ou a manifestação da natureza material)e karma (atividade). Do Bhagavad-gita devemos aprender o que é Deus, o que são as entidades vivas, o que é esta manifestação cósmica, como ela é controlada pelo tempo, e quais são as atividades das entidades vivas.

gitadhyayana-shilasya

pranayama-parasya cha

naiva santi hi papani

purva-janma-krtani cha

"Se alguém lê o Bhagavad-gita mui sinceramente e com toda a seriedade, então, pela graça do Senhor, as reações de seus malefícios passados não agirão sobre ele." - Gita-mahatmya, verso 2

maline mohanam pumsam

jala-snanam dine dine

sakrd gitamrta-snanam

samsara-mala-nashanam

“Alguém pode ficar limpo tomando um banho diário, mas se ao menos uma vez ele toma um banho nas águas do sagrado Ganges do Bhagavad-gita, para ele a sujeira da vida material extingue-se por completo.” - Gita-mahatmya, verso 3

bharatamrta-sarvasvam

vishnu-vaktrad vinihsrtam

gita-gangodakam pitva

punar janma na vidyate

“Se aquele que bebe a água do Ganges obtém a salvação, então, o que dizer daquele que bebe o néctar do Bhagavad-gita? O Bhagavad-gita é o néctar mais refinado do Mahabharata, e é falado pelo próprio Senhor Krishna, o Vishnu original.” - Gita-mahatmya, verso 5

sarvopanishado gavo

dogdha gopala-nandanah

partho vatsah su-dhir bhokta

dugdham gitamrtam mahat

“Este Gitopanishad, o Bhagavad-gita, a essência de todos os Upanishads, é tal qual uma vaca, e o Senhor Krishna, que é famoso como vaqueirinho, está ordenhando essa vaca. Arjuna é o bezerro, e aos estudiosos eruditos e devotos puros se recomenda beber o leite nectário do Bhagavad-gita.” - Gita-mahatmya, verso 6

(Extraído do site Golden Avatara)


“Quando as dúvidas se apoderam de mim, quando me defronto visivelmente com decepções, e não me resta esperança, recorro ao Bhagavad-gita e encontro um verso que me conforta. Imediatamente começo a sorrir em meio ao mais angustiante pesar. Aqueles cuja meditação inspira-se no Bhagavad-gita sentirão uma alegria que se renova a cada instante e descobrirão novos significados a cada leitura.”
- Mahatma Gandhi


"Pela manhã eu banho meu intelecto na estupenda e cosmogônica filosofia do Bhagavad-gita em vista do qual o mundo moderno e sua literatura tornam-se triviais e insignificantes.”
- Henry David Thoreau


"O Bhagavad-gita, o livro número um; é como se nos tivesse falado não um pequeno e acanhado, mas um grandioso, sereno e consistente império; a voz de uma antiga inteligência que em outra época e clima ponderou e solucionou esses mesmos problemas que nos afligem.”
- Ralph Waldo Emerson


“No Bhagavad-gita, o verbo divino, Krishna, nos ensina, nos guia e nos impulsiona na permanente batalha que nos levará do conflito à paz, das trevas à luz, da dor à plenitude. Os brasileiros têm uma dívida para com o Swami Prabhupada por lhes dar acesso ao Bhagavad-gita Como Ele É, numa rica interpretação devocional, na luz de Krishna Caitanya. Ler é pouco. Meditando sobre a divina mensagem e vivendo-a no dia-a-dia, é que podemos superar e transcender.”
- Prof. José Hermógenes

Recebi essa mensagem do Grupo "Amigos de Krishna" em Grupos do Google.

( Luiz Castello ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é onde voce escreve seu texto no blog.