segunda-feira, 23 de novembro de 2009

As Decepções do Brasileiro.

Complexo de Vira Lata.

É assim que Nelson Rodrigues entendia o sentimento de inferioridade que o brasileiro demonstra, voluntáriamente, diante dos outros povos, e eu acrescentaria, às vezes, diante de segmentos do seu próprio povo.
Existem teses à respeito. Quais seriam as causas do medo que o brasileiro sente de ser feliz ?
Deixo as análises à cargo de especialistas, apenas irei assinalar alguns exemplos no esporte.
No ano passado vi o Massa perder 2 corridas para ele próprio, e consequentemente o campeonato da fórmula 1. Incrivel, numa delas, não tinha absolutamente ninguém à sua frente, e nem atrás a pressioná-lo, seu carro flanava nas nuvens, de repente, o cara sai da pista, encalha na caixa de brita e... Babáu.
Vi a campeoníssima Daiane dos Santos chegar na Olimpíada 2004 como favorita à nossa primeira medalha de ouro na ginástica feminina, e na hora H dar um salto mortal pra fora do tablado, e... Babáu.
Na Olimpíada seguinte foi a vez do extraordinário Diego Hypólito cair de bunda no chão, e sensibilizar o Brasil inteiro com aquele seu comovente olhar de “Meu Deus, eu não acredito “.
Abundam, igualmente no futebol, os casos em que os brasileiros – sabe-se lá por que cargas d’água– recusam-se a chegar lá, nos píncaros da glória, quando tem tudo à seu favor.
No brasileirão desse ano, depois do Inter, Goiás e o Galo mineiro, sobraram 3 times que disputam à pau, quem é que não quer levantar o caneco.
O Palmeiras teve a maior chance, liderou 18 rodadas, ficou 12 pontos à frente do São Paulo e... Babáu.
O Flamengo, que no princípio freqüentou a zona do rebaixamento, acordou tarde, e viveu seus 15 minutos de glória nesse domingo, quando jogou fora a chance de assumir sozinho a ponta da tabela.
O São Paulo parece estar de ressaca de tantas conquistas. Ganhou de presente a faixa de campeão desse ano, e esforça-se em repassá-la, mas nem Palmeiras nem Flamengo estão afim.
Nenhum dos 3 impõe aquela pegada de campeão, nenhum consegue convencer. Os 3 estão com chances, pela irregularidade, incompetência e medo de ser feliz.
O mais vira lata, vai roer o osso no final.

Luiz Castello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é onde voce escreve seu texto no blog.