segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A Música em Estado de Dicionário - Toccata e Fuga.

Toccata como o nome em italiano sugere, é uma obra musical para ser tocada por um instrumento de teclas, geralmente órgão ou cravo, e exige grande destreza do intérprete, nas quais uma das mãos e depois a outra realizam corridas virtuosísticas e brilhantes passagens em cascata contra um acompanhamento de acordes na outra mão.
Surgiu no final da Renascença, mas teve seu apogeu nas inspiradas composições de Johann Sebastian Bach.
Suas toccatas para órgão são improvisações brilhantes e freqüentemente – como no vídeo, aqui postado - são seguidas por um movimento em forma de fuga independente. Em tais casos, a toccata é utilizada no lugar do prelúdio.

Fuga é um estilo de composição contrapontista polifônica e imitativa, de um tema principal, com sua origem na música barroca.
Começa com a apresentação do tema. Uma segunda voz entra depois , tocando o mesmo tema numa outra tonalidade, enquanto a primeira voz continua desenvolvendo com um acompanhamento contrapontista. As vozes restantes entram, uma de cada vez, sempre iniciando com o mesmo tema. O restante da fuga desenvolve o material posterior utilizando todas as vozes e, usualmente, múltiplas declarações do tema.
O efeito causado por essa forma de apresentação de um tema musical, é o de uma correria de frases musicais, como se o compositor estivesse fugindo e perseguindo – o que o próprio nome já indica, fuga - todas as pequenas partes do tema espalhados pela música com cada uma de suas diversas variações.


A Toccata e Fuga em Ré Menor de Bach
é o mais perfeito exemplo do que acabamos de dizer de forma simplificada. Meu humilde objetivo é colaborar para que a música seja curtida de forma mais consciente, é possível perceber as intenções do compositor presentes na obra, porém reconheço que o principal é deixar-se levar pela profusa onda sonora, que enleva nossas almas por mares nunca dantes navegados.



Organista
: Kurt Ison.
Sydney Town Hall.
Produção : Christhoper Hayles, 2002.

Fonte de pesquisa : Wikipédia.

Um comentário:

  1. Quem estiver com dificuldades para postar seu comentário, eu recomendo o seguinte:

    1. Depois de escrever, clique na janelinha "comentar como:" verifique as opções, e em último caso, escolha postar como "anônimo".
    2. Clique em "postar comentário".
    3. Se aparecer um quadro com verificação de palavras, é só copiar.
    4. Se voltar clique de novo em "postar comentário".

    Esses procedimentos tem dado certo.

    Beijo fraterno do Castello.

    ResponderExcluir

Aqui é onde voce escreve seu texto no blog.