sexta-feira, 12 de novembro de 2010

E onde eles estão aprendendo a escrever ?

Defendo a tese, de que por trás da informalidade, da escrita cifrada, dos muitos erros de ortografia, a net através de suas redes sociais, chats, blogs, promove um intenso exercício da língua portuguesa, e os frutos literários dessa prática espontânea e prazerosa, serão colhidos em vários níveis, num futuro próximo.

Mais próximo do que eu esperava.

No Blog do escritor e mestre em Literatura pela PUC-RS, Charles Kiefer, encontrei este texto, publicado no dia 26 de outubro de 2010:

"Escrever e ler, uma relação de causa e efeito"

"Na segunda-feira, estive na cidade de Barra do Ribeiro, fazendo palestra para jovens da Escola Carlos Pinto de Albuquerque. E, nesta escola, como em tantas outras que tenho visitado, me surpreendi com o número de alunos que acompanham este blog. Várias das perguntas que me fizeram saíram diretamente das leituras dos textos que tenho postado aqui.

Este é um fenômeno que já começamos a sentir na Universidade. Ao menos eu o sinto em minhas aulas de Escrita Criativa, na PUC. De quatro semestres para cá, tenho observado uma melhoria significativa no texto de meus alunos. Há duas semanas fiz uma prova, e que, no meu caso, são sempre dissertativas. E nunca dei tanta nota máxima quanto agora. Não que eu tenha mudado. Continuo chato e exigente como sempre. Meus alunos é que chegam à Faculdade de Letras com maior competência linguística, com melhor nível de raciocínio. E onde eles estão aprendendo a escrever? Na blogosfera.

Sugestão aos professores de ensino médio: incentivem os seus alunos a frequentar e manter blogs. Esta é uma ferramenta de auto-aprendizado muito importante. Insistam menos na necessidade de leitura e invistam mais na escritura. Ao compreender as enormes dificuldades que se apresentam àqueles que desejam escrever, os alunos, inevitavelmente, lerão mais. É uma relação de causa e efeito. Nem sempre a leitura gera vontade de escrever, mas escrever sempre gera vontade de ler mais e melhor
.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui é onde voce escreve seu texto no blog.