sexta-feira, 9 de abril de 2010

Do Santo Daime ao Profano Vendo-te


Meu amigo Andrey deixou mensagem na comunidade "Nibiru – Ciencia e Religião", que ora reproduzo. Merece reflexão.

" Aqui em São Luís o chá de Santo Daime ( usado há séculos nas cerimônias religiosas indígenas ), já é vendido como qualquer outra droga ilícita.
Acredito que em breve, devido a tamanha exposição na mídia, deve ganhar uma legião de adeptos.
Em breve vai estar nas "baladinhas" da rapazeada... associado ao álcool.
Uma pena".

Pois é. Já vimos isso acontecer antes com o uso tradicional do tabaco, por parte dos índios sulamericanos. No seu contexto original, jamais causou dependência, edemas, ou quaisquer outras doenças.
Um dia, o homem "civilizado"descobriu seu potencial mercadológico, retirou o cachimbo da paz do seu mundo de origem, cercado de símbolos, e significados próprios, e transformou o fumo numa indústria macabra, cujo único ritual reconhecido é o do lucro acima de todas as coisas, obtido às custas da infelicidade humana.

Luiz Castello.

3 comentários:

  1. Pois é Luiz.
    Estive refletindo e, se servir de alguma coisa, recomendo que se utilize o Chá apenas dentro dos rituais, gratuitamente, acompanhado por quem tem alguma experiência e sabe amparar quem necessita.
    Agora, se a pessoa busca "um barato", tá sujeito a sair caro - entre outras coisas porque não poderá reclamar caso lhe tenham dado alguma droga junto... e daí, sabe-se lá onde o cidadão vai parar...
    Que o Bem prevaleça.
    Abraço
    Márcio

    ResponderExcluir
  2. Boa reflexão Marcio.
    Parece-me que o famoso chá, faz parte de uma tradição milenar dos povos indigenas, desenvolvida a partir da estrutura psíquica dessas nações.
    Ao ser transplantado para fora de sua realidade, o que poderá ocorrer com esses usuários "civilizados" ?
    Abraço fraterno.
    Castello.

    ResponderExcluir
  3. Acho que essa reflexão só pode vir de alguém que nunca usou o santo daime. Até mesmo o mais doidão dos doidões perceberia ao tomar o Santo Daime que não dá pra usar ele como droga recreativa. O processo que vc passa ao experimentar esse chá por si só já te faz querer ser melhor. Acho realmente impossivel que o chá seja usado da forma como vc sugere em seu texto, simplesmente porque não dá.

    ResponderExcluir

Aqui é onde voce escreve seu texto no blog.